Rio Grande do Norte

MPRN deflagra operação contra crimes de abuso sexual infantil na Bahia e Paraíba

Na manhã desta sexta-feira 6, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou a operação Arcanjos XIX, voltada ao combate ao crime de abuso sexual infantojuvenil. A ação é resultado do compartilhamento de provas obtidas a partir de uma denúncia anônima investigada por uma promotoria especializada, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRN).

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia e da Paraíba. As investigações identificaram diálogos entre os alvos da operação e outro investigado no Rio Grande do Norte, nos quais tratavam da aquisição de material de abuso sexual infantojuvenil por meio de troca no ambiente virtual.

image

Materiais eletrônicos foram apreendidos durante a Operação Arcanjos XIX e serão analisados pelo laboratório forense do Gaeco. – Foto: reprodução

O foco da operação é combater crimes relacionados à aquisição e transmissão de material que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente, consumidos e compartilhados no ciberespaço. Durante o cumprimento do mandado na Bahia, um dos alvos foi detido em flagrante em razão do material encontrado.

Os mandados foram executados com o apoio dos Gaecos do Ministério Público da Bahia (MPBA) e do Ministério Público da Paraíba (MPPB), além das Polícias Civil e Militar desses estados.

No momento das abordagens, foram apreendidos materiais eletrônicos capazes de armazenar fotografias, arquivos de áudio e vídeos. Todo o material recolhido será encaminhado ao laboratório forense computacional do Gaeco, onde passará por análise para verificação da existência de material de abuso sexual infantil.

Fonte Agora RN