Esporte

Julgamento de América e Potyguar terá transmissão ao vivo na quinta-feira

O América relacionou o lateral-direito Elias de forma irregular e perdeu 18 pontos no Estadual | Foto: Edmário Oliveira/AFC

A sessão de instrução e julgamento da notícia de infração registrada contra América e Potyguar Seridoense no Campeonato Potiguar, por escalações irregulares de jogadores, terá transmissão ao vivo. A apreciação do caso pela Primeira Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do RN (TJD-RN), a partir das 18h30 desta quinta-feira (5), será transmitida pelo canal da TV FNF no YouTube.

O julgamento vai acontecer na sede da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF). Por causa da denúncia, feita pelos seis demais clubes do campeonato, a FNF publicou uma resolução na última sexta-feira (30), retirando 18 pontos do América e 15 pontos do Potyguar. No momento, a equipe seridoense encontra-se matematicamente rebaixada.

Com duas rodadas para o fim da primeira fase, o América tem -5 pontos e o Potyguar tem -12. O Globo, primeiro time fora da zona de rebaixamento soma 1 ponto após cinco partidas.

Para escapar da queda nesse cenário, o América precisaria vencer os dois jogos que restam e o Globo perder os dois. Assim, a Águia de Ceará-Mirim seria rebaixado e o América se classificaria para os playoffs do estadual, mantendo viva a luta pelo tetracampeonato.

Perda de pontos

A resolução da FNF para perda de pontos das equipes se baseia no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que penaliza em perda de pontos a utilização de atletas irregulares.

A decisão por parte da Federação ocorreu após o recebimento de uma notícia de infração assinada por ABC, Globo, QFC, Laguna, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz de Natal informando o cometimento de irregularidades no Campeonato Potiguar pelos outros dois times.

O documento aponta que as duas equipes teriam utilizado os atletas Elias (América), Fabrício (Potyguar) e Toró (Potygar) de forma irregular, uma vez que os estes participaram do Campeonato apresentando contrato amador, mesmo já tendo 20 anos de idade, o que fere o parágrafo 3° do artigo 19 do Regulamento Específico da 1ª Divisão do Campeonato Potiguar 2026, que veda a participação de atleta não profissional a partir da data que completa 20 anos.

Fonte Tribuna do Norte