Natal inicia testes com ônibus elétrico e avalia inclusão no transporte público
Natal inicia testes com ônibus elétrico e avalia inclusão no transporte público – Foto: José Aldenir/AGORARN
A Prefeitura do Natal iniciou nesta quarta-feira 16 os testes com um ônibus elétrico no sistema de transporte público da capital. O modelo Azure A12BR, da fabricante TEVX Higer, será testado por 30 dias em linhas regulares da cidade. A operação experimental começou na linha N-77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol), da empresa Guanabara.
Durante o lançamento, a secretária municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Jódia Melo, explicou que a fase de testes permitirá avaliar diferentes parâmetros técnicos do veículo. “Essa fase de teste é muito importante porque vários parâmetros serão considerados nessa avaliação. O conforto até é indiscutível, o rendimento, a sustentabilidade, o desempenho [são melhores]”, disse.

Natal inicia testes com ônibus elétrico e avalia inclusão no transporte público – Foto: José Aldenir/AGORARN
Segundo a secretária, mesmo que o modelo venha de fábrica testado, a operação de avaliação local exige observações específicas. “Nem sempre o desempenho é igual de uma cidade para outra porque geograficamente isso é diferente, e aí talvez nem todas as rotas ele [o ônibus] consiga entrar. Então é isso que a gente está avaliando nesses 30 dias”, afirmou Jódia.

A operação experimental será acompanhada por técnicos da STTU para produzir um relatório. “Passados esses 30 dias com os técnicos da STTU, a gente produz um relatório. Aí vem a nova avaliação, que seria o segundo passo, a inserção ou não no nosso processo licitatório”, explicou a gestora.
Leia também: Transporte público terá operação especial nos feriados da Semana Santa e Tiradentes; confira
Jódia informou que a Prefeitura já iniciou articulação com a Neoenergia Cosern para viabilizar a infraestrutura de recarga dos veículos. “Não adianta ter a aquisição de ônibus desses e não ter uma infraestrutura adequada para fazer as recargas. Essa fase de planejamento é uma fase essencial para que a gente consiga atingir êxito nessa mudança progressiva de meios alternativos de energias renováveis”, afirmou.
Sobre os benefícios visíveis à população, Jódia afirmou: “O que a população vai sentir mesmo é a diferença no conforto. Um ônibus praticamente sem ruído algum, totalmente acessível, com tecnologia muito avançada, com recarga de celulares, monitores dentro do ônibus, com ar-condicionado”, destacou a secretária.
A secretária também explicou que o custo dos ônibus elétricos é elevado, mas que o retorno do investimento tende a ocorrer com o tempo. “O ônibus elétrico é por volta de três a quatro vezes mais caro do que o ônibus a diesel. No entanto, você vai ter um custo menor com combustível e com manutenção, e ao longo do tempo você vai tendo o retorno desse investimento”, argumentou.
A Prefeitura está considerando inclusive alternativas energéticas complementares. Sobre a utilização de energia solar para os ônibus elétricos, a secretária disse que esse parâmetro não foi discutido ainda. “Essa é uma conversa que a gente vai ter. São muitos detalhes que precisam ser avaliados”, disse Jódia.
O modelo Azure A12BR possui piso totalmente baixo, rampa de acesso e sistema de suspensão com ajoelhamento, além de Wi-Fi, painéis informativos e ar-condicionado ecológico.
“A chegada do Azure A12BR a Natal, em parceria com a Prefeitura, marca o início de uma relação sólida com uma cidade que tem investido fortemente em mobilidade sustentável e busca soluções modernas para aprimorar seu sistema de transporte público. Queremos contribuir ativamente com essa transformação, trazendo inovação e eficiência para as ruas”, afirmou o CEO da TEVX Higer, Carlos Eduardo Souza.
Fonte Agora RN