ABC x América-RN: final do Campeonato Potiguar é mantida no Frasqueirão
Reunião na FNF tratou sobre o segundo jogo da final do Campeonato Potiguar — Foto: Thiago César/Inter TV Cabugi
Apesar da polêmica recomendação da Polícia Militar para a transferência para a Arena das Dunas, o clássico entre ABC e América-RN, no sábado, será mesmo disputado no Estádio Frasqueirão. O jogo vale o título do Campeonato Potiguar 2025.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, afirmou nesta quinta-feira que “está garantida a segurança do clássico e de qualquer jogo, em qualquer estádio aqui do Rio Grande do Norte”.
– O efetivo está pronto. As pessoas podem ir tranquilamente. Diárias operacionais disponibilizadas, todo efetivo necessário para fazer a segurança do clássico. A gente espera que as pessoas tenham compreensão, porque vai ter que haver interdição de vias para que as torcidas dos dois clubes entrem e saiam pelo mesmo lugar – comentou o comandante, referindo-se também à chegada dos ônibus das delegações pela Rota do Sol, única via de acesso ao Frasqueirão.
Na quarta-feira, um ofício enviado pela PM à Federação Norte-rio-grandense de Futebol recomendava a mudança do local da final do estadual por “questões de segurança”. Em nota, a Associação dos Oficiais Militares do Rio Grande do Norte reforçou que “as características do equipamento onde ocorreria a disputa expõem o quão temerário seria esse jogo envolvendo as duas grandes torcidas potiguares. O Estádio Maria Lamas Farache é edificado com os portões voltados para a mesma via, não há rota de escoamento, o estacionamento de veículos é precário, torcidas rivais visualizam uma a outra fato que aumenta significativamente os risco de confronto”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/D/v/w8sPL8SLCZdxRv3LMeWg/reuniao-fnf.jpeg)
Reunião na FNF tratou sobre o segundo jogo da final do Campeonato Potiguar — Foto: Thiago César/Inter TV Cabugi
O pedido da PM gerou a revolta do ABC, que ganhou em campo o direito de fazer o segundo jogo da decisão em seu estádio. O presidente do Alvinegro, Eduardo Machado, chegou a afirmar que a equipe não jogaria a final se a troca de estádio ocorresse. O presidente da FNF, José Vanildo, também fez críticas à recomendação da PM.
Na tarde desta quinta-feira foi realizada uma nova reunião com representantes da Polícia Militar, da FNF e dos clubes, na sede da FNF. O plano de ação foi discutido mais uma vez. O Frasqueirão terá carga máxima de 12 mil ingressos, sendo 1.200 para a torcida do América. Serão 500 policiais militares em ação, sendo 150 do Batalhão de Choque. Também haverá segurança privada e orientadores no estádio.
Os portões do estádio serão abertos às 14h. A torcida visitante (América) acessará pelo Portão A, para permanência no Módulo 3. Os demais módulos, inclusive o setor de cadeiras, serão destinados para a torcida mandante (ABC).
Fonte G1RN