Cidades

HMWG realiza capacitação sobre novas técnicas para tratamento de queimaduras

Na noite de quinta-feira (19/09), o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Walfredo Gurgel promoveu uma capacitação voltada para o uso de pele substituta temporária no atendimento a pacientes com queimaduras. O evento, que reuniu 30 profissionais de saúde, teve como objetivo a atualização das práticas na área.

A palestra foi ministrada pelo enfermeiro dermatológico Joel Menezes, da Secretaria Municipal de Garanhuns (PE), que compartilhou suas experiências e conhecimentos sobre o uso de coberturas temporárias no processo de recuperação de pacientes queimados.

As coberturas temporárias são um avanço significativo no tratamento de queimaduras, desempenhando um papel crucial na fase inicial da recuperação. Essas coberturas, muitas vezes biocompatíveis, atuam como uma segunda pele, proporcionando diversos benefícios aos pacientes como promove uma maior proteção a ferida contra a contaminação por bactérias, aliviam a dor e o desconforto durante o tratamento, mantém a umidade do local, o que favorece a cicatrização e minimiza a formação de crostas, além de facilitar a remoção de escaras e ajuda no controle da resposta inflamatória da pele prejudicada.

De acordo com a subcoordenadora do CTQ, Ana Suzy, a capacitação foi um momento de grande importância para a equipe. “O conhecimento adquirido e a incorporação de novas técnicas são de extrema valia para a equipe de saúde, mas principalmente, para o paciente, proporcionando uma melhor e mais rápida recuperação”, destacou a médica.

Com uma capacidade para atender até 20 pacientes, o CTQ do Hospital Walfredo Gurgel se destaca como um dos maiores centros especializados em tratamento de queimaduras da região.

A capacitação dos profissionais de saúde é fundamental para garantir a qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes. O Hospital Walfredo Gurgel, ciente dessa importância, promove regularmente ações de educação continuada, como a recente capacitação sobre o uso de pele substituta em queimados. Essa prática demonstra o compromisso da instituição com a atualização constante de seus conhecimentos e habilidades.

Fonte SESAP/ASSECOM