Cidades

Combate a fraudes evita desvios de mais de 1 bilhão de litros de água no primeiro semestre de 2024, diz Caern

Foto: Divulgação

Ações de combate aos desvios irregulares de água resultaram na “recuperação” de 1,2 bilhão de litros no primeiro semestre de 2024, no Rio Grande do Norte. Esse é o volume que deixou de ser furtado no período, graças à fiscalização, segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

De acordo com a empresa, o volume de água seria suficiente para abastecer um município como João Câmara por seis meses.

As fraudes foram descobertas durante fiscalizações de rotina. Segundo a empresa estatal, um dos sistemas de abastecimento que têm recebido inspeções constantes é a adutora Jerônimo Rosado.

Em Natal, na última quinta-feira (1º), a equipe da Caern identificou ligação irregular em estabelecimento na orla da cidade e aplicou multa de R$ 1,4 mil reais aos responsáveis. As multas podem variar de acordo com o tamanho da irregularidade encontrada, segundo a empresa.

De 2021 até o final de junho de 2024 foram realizadas mais de 13 mil fiscalizações em todo o Estado. “A ida das equipes segue cronograma por regiões e ocorre em todas as faixas de consumo seja industrial, comercial ou residencial”, informou a Caern.

A fiscalização também conta com atuação de empresas terceirizadas, contratadas pela companhia.

“O maior prejuízo é a redução do abastecimento para os consumidores. Toda a produção é calculada com base nas ligações ativas, o furto de água gera um déficit e desequilíbrio no sistema de abastecimento”, explica o superintendente comercial da Caern Giordano Filgueira.

Os tipos de irregularidades mais comuns, segundo a estatal, são desvio de água através da própria tubulação, sem passar pelo hidrômetro; e a ligação que é feita diretamente na rede sem oficializar pedido a companhia.

Segundo a empresa, a aplicação de multas aos infratores recupera o prejuízo financeiro. Além do não pagamento regular das contas, as ações irregulares ainda provocam danos ao sistema de abastecimento, como tubulações quebradas.

A população também pode denunciar possíveis casos de fraude nos canais de atendimento da companhia. Os canais são: teleatendimento 115, Agência Virtual, aplicativo Caern Mobile e presencialmente nos escritórios de atendimento.

Fonte g1 RN