Esporte

FNF e trade turístico se unem para pleitear Natal como sede da Copa do Mundo Feminina 2027

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) reuniu na sexta-feira representantes da Fecomércio e do trade turístico com a intenção de unir esforços e debater a possibilidade de incluir Natal como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027.

A proposta inicial do Brasil prevê o uso de 10 estádios e a Arena das Dunas ficou fora. Por enquanto, estão confirmados: Beira-Rio (Porto Alegre), Arena Corinthians (São Paulo), Maracanã (Rio de Janeiro), Mineirão (Belo Horizonte), Fonte Nova (Salvador), Arena Pernambuco (Recife), Arena Castelão (Fortaleza), Arena da Amazônia (Manaus), Arena Pantanal (Cuiabá) e Mané Garrincha (Brasília).

– Pela primeira vez, nós, que representamos o futebol potiguar, vemos este envolvimento do setor produtivo em nos ajudar numa campanha importante como esta – falou o presidente da FNF, José Vanildo da Silva.

O coordenador da Câmara Empresarial do Turismo (CET), órgão consultivo da Fecomércio que reúne 15 entidades do trade, George Costa, destaca que a inclusão de Natal entre as cidades-sedes é importante não apenas pelo momento em si, mas por trazer benefícios a toda uma cadeia que envolve os setores do Turismo, Serviços e Comércio.

– A vitrine que se forma de uma Copa do Mundo de Futebol é gigantesca e nós precisamos estar em destaque. Por isso nosso apelo, e a vinda até a FNF, que demonstra claramente o apoio que o setor produtivo do turismo junto à CBF e a Fifa – declarou.

Costa acrescenta que a proposta não é retirar nenhuma das cidades já escolhidas, mas acrescentar Natal na lista, já que alguns estádios têm previsão de receber até oito jogos.

– Reconhecemos a importância de uma Copa do Mundo Feminina pelo que ela representa e proporciona para o estado que a recebe, além da promoção da cidade e fluxo de turistas brasileiros e de outros países. O turismo movimenta mais de 50 atividades do comércio e turismo, afetando positivamente toda uma cadeia. Já provamos nossa capacidade com a Copa de 2014, temos estrutura, um estádio com localização excepcional e cadeia hoteleira mais do que suficiente – comentou o diretor executivo da Fecomércio RN, Laumir Barrêto.

Vanildo explicou que a FNF está aguardando o retorno ao Brasil do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues, que está em Paris para os Jogos Olímpicos. Após a chegada dele, será articulada a data da visita dos técnicos da Fifa a Natal.

A comissão da Fifa deve realizar avaliação da Arena das Dunas e da infraestrutura disponível na cidade para o Mundial. Esta será a oportunidade da iniciativa privada e poder público de apresentarem os diferenciais da capital potiguar e do próprio estado.

José Vanildo, presidente da FNF, quer apoio do empresariado ao futebol feminino — Foto: Divulgação

José Vanildo, presidente da FNF, quer apoio do empresariado ao futebol feminino — Foto: Divulgação

Apoio ao futebol feminino no RN

Ao final do encontro, o presidente José Vanildo entregou à Fecomércio uma carta em que busca apoio do empresariado ao futebol feminino local, como o legado mais importante da Copa do Mundo para o esporte.

– Toda essa mobilização em torno da Copa do Mundo do Brasil nos trouxe alento e esperança de que o nosso cenário também possa mudar e que, a partir deste momento, tenhamos o fortalecimento desse esporte também aqui no Rio Grande do Norte. Acreditamos que a caminhada na busca pela conquista de uma vaga de sede do mundial para Natal passa, necessariamente, pelo fortalecimento do futebol feminino local. Este seria, sem sombra de dúvidas, o maior e mais importante legado da Copa do Mundo para o esporte – destacou Vanildo.

Fonte G1RN