Após colisão, deputado critica morosidade para investimentos na Ponte Newton Navarro
O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pesca, criticou a morosidade para investimentos na instalação de defensas para a proteção dos pilares de sustentação da Ponte Newton Navarro. A declaração foi dada nessa segunda-feira (22), após uma embarcação que transportava pás de torres de energia eólica bater na base do equipamento.
O parlamentar lembrou que no último dia 11 de junho realizou a Audiência Pública “Reestruturação e Melhorias do Porto De Natal”. “Esse foi um dos maiores questionamentos que fizemos no debate na Assembleia Legislativa. Insisti aos representantes dos órgãos presentes com relação aos valores que seriam investidos e quando de fato essas obras iam iniciar”, enfatizou.
Aliado a isso, Ubaldo ressaltou que tanto o ex-ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, quanto o atual, Sílvio Costa Filho, que esteve recentemente no Estado garantiram os investimentos federais para essa obra. Questionada, conforme apontou matéria da TRIBUNA DO NORTE, a SIN afirmou que participou de uma reunião durante a semana passada acerca das defensas, junto ao Ministério dos Portos e Aeroportos.
“Os projetos básicos estão prontos — a próxima fase é o desenvolvimento dos projetos executivos — e posterior contratação das obras”, cita a nota. Os recursos envolvidos deverão ser repassados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que ficará responsável pela execução das obras de instalação das proteções
Apesar da colisão, A SIN informou que constatou apenas uma pequena avaria em placas metálicas que revestem a estrutura de concreto. De acordo com o Comando do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil, a embarcação tinha origem do Porto de Pecém, no Ceará, com destino ao Rio Grande do Sul, mas precisou entrar no Porto de Natal após enfrentar “condições climáticas adversas”. A colisão aconteceu enquanto o dispositivo, composto por um rebocador, “TS ARROJADO”, e uma balsa, “TS 7”, tentava passar por baixo da Ponte, manobrando em uma curva.
Fonte Tribuna do Norte