Cultura

Grandes eventos, recorde de visitações ao Ferreiro Torto e incentivo à classe artística marcam a Cultura em 2025

O ano de 2025 foi marcante para a cultura e o fomento ao turismo de Macaíba, com destaque para o fortalecimento do calendário de grandes eventos e lançamento de novas iniciativas como os festivais Gastronômico e de Bandas Marciais e Fanfarras. Turismo pedagógico com recorde de visitações ao Museu Solar Ferreiro Torto com cerca de 12 mil pessoas e incentivo às mais diversas manifestações culturais com editais que somam R$ 600 mil também tiveram destaque.

A gestão municipal do prefeito Emídio Júnior resgatou o calendário anual de eventos culturais e recreativos da cidade, que passava despercebido há mais de duas décadas, abrangendo desde o Carnaval, Paixão de Cristo, São João, Festa das Crianças, Aniversário da Cidade, Semana da Consciência Negra, e as festividades típicas do período natalino.

O destaque de 2025 foi o lançamento do I Festival Gastronômico de Macaíba, integrando a programação de emancipação política, com oficinas culinárias, sabores regionais e apresentações culturais, com grande sucesso de público e elogios de populares e do empresariado.
Outras novas iniciativas da Prefeitura de Macaíba foram a primeira corrida de jegue promovida, em parceria com o Parque Otaviano Pessoa, e o I Festival de Bandas Marciais e Fanfarras, reunindo dezenas de bandas marciais de escolas municipais e estaduais. Todos com grande aprovação e adesão do público.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Macaíba também celebra o sucesso na captação, gerência, distribuição e aplicação dos recursos referentes à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e à Lei Paulo Gustavo, com incentivo significativo para os mais diversos segmentos de artistas da cidade.

Foram investidos aproximadamente R$ 1 milhão em editais contemplando arte, dança, artesanato, música e teatro, inclusive manifestações centenárias e ancestrais como Boi de Reis, Maculelê e Pau Furado, além dos editais dos músicos, quadrilhas juninas e arraiás de rua.

Investimento em cultura, nas suas mais diversas manifestações, que se traduz também em entretenimento, lazer e movimentação da economia local, com a atração do público local e de fora.

Foto: Edeilson Morais

Fonte Secom-PMM