Prefeitura de Macaíba promove curso de trançado em fibra de carnaúba e cerâmica para mulheres da comunidade quilombola de Capoeiras
A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, Direitos Humanos e Cidadania está promovendo um curso de trançado em fibra de carnaúba e cerâmica para as mulheres da comunidade quilombola de Capoeiras. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a geração de renda por meio da produção artesanal, preparando as participantes para comercializar suas peças em feiras e exposições dentro e fora do Rio Grande do Norte.
As capacitações estão sendo conduzidas pela artesã Jeane Ferreira, na arte do trançado da carnaúba, e pelo artesão José de Santana, conhecido como “O Rei do Barro”, responsável pelo módulo de cerâmica. Os encontros acontecem na sede da Associação Comunitária, sempre às quintas-feiras e aos sábados, e seguirão até o fim de janeiro, quando será realizada uma exposição na própria comunidade para apresentar as peças produzidas.
O secretário municipal de Igualdade Racial, Cícero Militão, destacou a importância da ação para a autonomia financeira das mulheres de Capoeiras. “A secretaria tem apostado muito nessa iniciativa, em fazer com que essas mulheres tenham uma alternativa de renda, que elas aprendam uma nova arte e consigam tirar o seu sustento, sem precisar se deslocar para outras cidades para trabalhar e ganhar menos de um salário. Esses cursos são uma oportunidade para que essas mulheres tenham emancipação econômica e não dependam apenas da agricultura ou dos programas sociais”, afirmou.
Entre os itens confeccionados pelas participantes estão bolsas, descansos de prato, travessas, boleiras, sousplats, bombonieres, entre outros produtos. Todas as peças receberão a marca da comunidade quilombola de Capoeiras. Além disso, será criado um símbolo oficial da comunidade, o baobá, que será reproduzido em forma de chaveiro e também em cerâmica.
Fonte: Secom PMM

