Cultura

Projeto Contando histórias e botando boneco realiza duas apresentações na Casa de Cultura de Macaíba

Nesta sexta (05/09), O projeto “Contando histórias e botando boneco”, performado pela companhia artística Trotamundos, fez duas apresentações gratuitas, nos turnos matutino e vespertino, nos horários das 9h e das 14h, na cidade de Macaíba. O cenário escolhido foi o auditório da Casa de Cultura Popular Nair Mesquita.

No local, foram apresentadas as histórias de autoria de Anna Celina: “O encantador de Bonecos” e “A flor do mamulengo”, com a participação de Beto Vieira, seguidas pela brincadeira de João Redondo de Josivan de Chico Daniel, filho herdeiro do velho mestre, com “As presepadas de Baltazar”.

O espetáculo é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, e tem o apoio do Governo do Estado do RN, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação José Augusto, através da Lei Aldir Blanc – LAB. Esse projeto faz parte das comemorações alusivas ao aniversário de fundação da companhia Trotamundos. Antes de Macaíba, o projeto já passou por Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

“Somos uma companhia de artes que está atuando há 25 anos no Rio Grande do Norte. Nosso trabalho tem como base a oralidade popular, os contos e as lendas. Nós contamos as estórias e tem um bonequeiro (filho de Chico Daniel) que bota os bonecos. Esse projeto foi feito para homenagear Chico Daniel. Nesse projeto, eu conto a história dele, que foi um dos maiores bonequeiros de João Redondo no Rio Grande do Norte e, inclusive, no Brasil. Ele é uma grande referência para a gente.”, relatou Anna Celina, integrante do grupo ao lado de Beto Vieira.

“Chico Daniel foi um dos maiores mestres de Mamulengo do estado, e então essa foi mais uma ação para a valorização da nossa cultura popular. Estamos felizes com essa apresentação aberta ao público que enaltece a cultura, sobre na Casa de Cultura Popular. É uma satisfação muito grande estar recebendo esse grupo trazendo toda a história e riqueza cultural de Chico Daniel.”, declarou Sérgio Nascimento, secretário municipal de Cultura.

Fotos: Lindenilson Moura

Fonte Secom-PMM