Cultura

Carnaval de Macaíba terá shows e segurança reforçada com reconhecimento facial

Emídio Jr. (PP) falou sobre a programação do evento e importância econômica. | Foto: Foto: José Aldenir / AGORA RN

“Já está tudo pronto.” Foi assim que o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior (PP), anunciou a programação do Carnaval da cidade, que contará com shows e um esquema de segurança com videomonitoramento e reconhecimento facial. “Vamos ter atrações em vários pontos da cidade e contemplar tanto a zona urbana quanto a zona rural, como sempre fazemos nos nossos eventos”.

A festa começou nesta quinta-feira 27, com abertura oficial na Rua da Cruz, onde teve apresentações de escola de samba e tribos de índio. Nesta sexta-feira 28, a concentração será na Rua Olímpio Maciel, com a carreta Viúva Negra e MC WS puxando o público até o palco montado em frente à prefeitura. “Lá teremos a Banda Pretta e Rafa e Pipo Marques, que vão agitar a galera”.

Prefeito reeleito de Macaíba Emídio Júnior (PP) anunciou que está buscando a instalação do terceiro distrito industrial / Foto: José Aldenir - Agora RN

Emídio Jr. (PP) falou sobre a programação do evento e importância econômica. | Foto: Foto: José Aldenir / AGORA RN

No sábado 1º, o evento se desloca para o Barro Vermelho. “Dessa vez, Lucas Boquinha e Jeff Costa vão puxar a festa, além do Pagode do Coxa, que também é muito esperado”. No domingo, o Carnaval chega a Traíras, terra natal do prefeito. “Vai ser especial. A carreta Viúva Negra vai puxar os blocos do ginásio de esportes até o centro da comunidade, onde os shows de Igor Caruso e Priscila Freire vão fechar a noite”.

A segunda-feira será na Comunidade Quilombola de Capoeiras. “Riquinho Fera vai comandar a festa, garantindo que o Carnaval termine em grande estilo”.

O prefeito ressaltou que o investimento na festa traz retorno econômico. “No Natal de 2022, circulou R$ 26 milhões na cidade, segundo levantamento da Fecomércio RN. A prefeitura gastou pouco mais de R$ 2 milhões. A cada real investido, voltaram 13.” Ele afirmou que busca parcerias para reduzir ainda mais os custos. “Temos projetos na Lei Câmara Cascudo e na Lei Rouanet para baratear o investimento público”.

A segurança será reforçada. “Temos quatro anos de gestão e nenhum problema nos nossos eventos. Mas tomamos todas as precauções”. Além do apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil, a prefeitura instalou um totem de segurança na praça central. “Vai ter reconhecimento facial. Se passar algum foragido por ali, a polícia será acionada na hora”. O prefeito afirmou que o monitoramento começa antes da festa. “Temos um caminhão da PM com videomonitoramento já funcionando na frente da prefeitura”.

Sobre a mobilidade, Emídio disse que as obras na entrada de Macaíba não vão atrapalhar. “O horário dos eventos é tranquilo. O único dia que pode ter um pouco de retenção é sexta-feira, mas nada que prejudique o Carnaval”. Ele afirmou que tem cobrado providências sobre o trecho em Brasília. “Já fui algumas vezes para pressionar. Conseguimos o viaduto na frente da Coteminas, mas ainda precisamos resolver o problema perto do centro”.

O cadastramento de ambulantes foi feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. “Já fechamos tudo. Quem se cadastrou tem seu espaço garantido. Mas quem quiser vender no meio da multidão com isopor ou cooler, pode ficar à vontade”.

O prefeito garantiu que a cidade está preparada para receber os foliões. “Fazemos eventos descentralizados para garantir que todas as regiões sejam contempladas. No São João de 2025, queremos ampliar para 10 polo”.

Ele reforçou a valorização dos artistas locais. “Nosso evento é uma vitrine. Já colocamos cantor para tocar para 40 mil pessoas. Isso muda a carreira de um artista”. A entrevista foi concedida à 98 FM, em Natal. Emídio finalizou garantindo que a festa será segura e bem organizada. “A estrutura está montada. Agora é só curtir”.

Fonte Agora RN